sexta-feira, 15 de maio de 2020

Anthony entra pela porta da cozinha em busca de um copo d'agua quando é abordado por Henry.

É isso, Anthony. Sempre foi.
A filosofia enlouquece o homem. Há aqueles que dizem que o amor destroi a bravura dos homens, bobagem, Anthony, escute bem o que eu te digo, a filosofia enlouquece o homem.
Passei incontaveis anos dessa miserável vida me dedicando ao entendimento do ser e veja só onde vim parar, sozinho sentado nessa cadeira divagando sobre tudo que eu ainda não sei. Me perdoe, Anthony, não queria estar fazendo você gastar tempo comigo, mas tudo vai acabar um dia e eu preciso que saiba que a filosofia é uma praga avassaladora que arranca suspiros dos homens com seu trottoir.

Já não escrevo como antigamente, voce se lembra dos meus escritos? Comecei viver de uma forma estranha onde passado, presente e futuro se misturam dentro da minha mente, as vezes penso que estou lá quando permaneço aqui ou vice-versa. Não espero que entenda isso, eu também não entendo, acabei me tornando muito alheio a mim, as vezes tenho a impressão de que vejo minha vida de fora dela.

Costumava desenhar, ah, como gostava da magia que acontecia quando o lápis tocava o papel. Mas a filosofia me enlouqueceu, minha arte se suicidou no niilismo. As pinturas viraram um fardo, a criação foi assassinada pela obrigação de achar um sentido, eu não queria ilustrar apenas, eu queria que aqueles personagens se explicassem por si só, sabe, pra me poupar das brigas internas em busca dos seus motivos de estarem ali.

Veja só, Anthony, a existência resumida ao pó, me soa muito engraçado dizer isso, dá um ar meio cristão... Sabia Anthony que já acreditei em mais deuses do que tenho dedos pra contar? Eu sei que parece uma piada, mas eu adorava buscar algo para crer, infelizmente fui crer na filosofia e acabei enlouquecendo. Sempre a chamava de deusa da sabedoria, hoje percebo que seria uma dádiva nunca ter me encantado por ela.

No próximo mês completo 67 anos,. Sem família, sem amigos, minha esposa me deixou há 32 anos e saiu gritando ao universo que eu seria um velho louco e sozinho porque não sabia aproveitar as pequenas alegrias da vida, só tenho esse gato cinza tão rabugento quanto eu e agora estou desabafando com o rapaz que corta a grama.

Nunca esqueça, Anthony, a filosofia enlouquece os homens até que eles não vejam mais o verde da grama no quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário